segunda-feira, 27 de junho de 2011

Na noite de 14 de junho, tivemos a presença do Palestrante Maurício Medeiros da cidade de Capivari de Baixo.

O PALESTRANTE TEVE COMO TEMA:
"INFLUÊNCIA OCULTA DOS ESPÍRITOS EM NOSSOS PENSAMENTOS E ATOS"
  
 Maurício" falou sobre a pergunta 459 de O Livro dos Espíritos  e como as influências (positivas ou negativas)  podem nos afetar e da responsabilidade que temos de optar pela influência dos espíritos interessados apenas no nosso aprimoramento e elevação, ou por aqueles que ainda querem nos ver  errando e nos induzindo a atitudes infelizes. E ainda, que nos equivocamos, muitas vezes, sobre o processo de obsessão, quando achamos que ela se dá apenas de espíritos desencarnados para os encarnados, quando muitas vezes ocorre o contrário e outra formas de fixação de um espírito para o outro, indiferente da condição de encarnado ou não".
 
  

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Tivemos a honra de receber,na noite de 21 de Junho de 2011, o Palestrante Sadi Pozza, do Centro Espírita "Deus Amor e Caridade", de Tubarão.

Forças interiores da mudança
A exposição versou sobre um seminário realizado pela oradora Espírita Anete Guimarães falando sobre a questão da atualidade dos ensinamentos de Jesus em consonância com as mais modernas tendência da neurologia.
Durante a exposição foi evidenciado como é possível usar os conhecimentos de anatomia e fisiologia para compreender o ensinamento de Jesus, quando ele diz: “vinde a mim todos vós que estais aflitos que eu vos aliviarei, porque comigo todo jugo é suave, todo jugo é leve”,
Durante a exposição são expostos funções do cérebro e da medula espinhal quando se estuda os  mecanismos da dor. Inicia-se falando sobre a função do gate control (portão de controle da dor) situado na medula. Da função do Sistema Analgésico Central, que é um sistema que libera substâncias como encefalinas e endorfinas que são responsáveis para fechar o portão, situado na medula,  com a conseqüente diminuição da dor, chegando, em alguns casos, a fechá-lo completamente, como é o caso em que pessoas se submetem a suplícios terríveis e agüentam isso com tranqüilidade, ou de alguém que suporta com mais tranqüilidade um estímulo doloroso de mesma intensidade que outros que sentem dor mais intensa.
Foi exposto que, para efeito deste estudo,  o cérebro pode ser dividido em duas partes: a parte mais interna chamada arqueocórtex (onde está situado o Sistema Analgésico Central) responsável pela produção de cefalinas e endorfinas, que fecham ou abrem o portão da dor e do Neocórtex, responsável pelas funções superiores, aquelas que nos diferenciam dos animais, por exemplo: os sentimentos de amor, de caridade, de solidariedade, de fraternidade, a capacidade de criar de elaborar que é atributo do homem.
Assim, quando o homem situa sua atividade elétrica cerebral no neocórtex, libera o arqueocórtex, o Sistema Analgésico Central ,produzindo  maior quantidade de encefalinas e endorfinas, fecha o portão e a pessoa sente menos dor. Quando a pessoa situa sua atividade no arqueocórtex reduz a produção destas substâncias e consequentemente  a pessoa sente mais dor.
Quando nosso pensamento está centrado em Deus, em Jesus, no amor ou voltado para os sentimentos que enobrecem o homem nossos fardos e aflições são atenuados.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Recebemos com muito carinho, na noite de 07 de junho de 2011, a Palestrante Jeniffer Grace, do Centro Espírita Paulo de Tarso de Tubarão.

Jeniffer abordou o tema: ADOÇÃO
 A reflexão em torno do item sobre  os  Òrfãos,  em 0 Evangelho  Segundo o Espiritismo,   é bastante importante e pouco difundida no meio espírita. Por isso a escolha do tema.
Logo no início do item referido, o espiritismo nos esclarece porque Deus permite que existam órfãos e nos demonstra as várias formas que o Pai nos dá  de aumentar e exercitar nosso amor ao próximo, e dentre elas está a adoção.
E vai além quando diz que os espíritas, conhecedores da reencarnação, têm  o  dever de adotar por saberem que aquela criança que necessita de amparo, pode ser alguém que nos comprometemos no passado.
A expositora falou ainda , sobre a definição da palavra adoção (do latim, adoptio, de acolher alguém) e mostrou  que  adotar é uma forma de fazer alguém seguir pelo caminho do bem.
E que quando não pudermos levar para morar em nossas casas, que podemos adota-las onde elas se encontram, desde que tenhamos o compromisso sério como se fossem  filhos levados para casa.
Várias instituições necessitam de auxílio.
Lembrou  que o adotado não é melhor e nem pior do que o filho gerado no nosso útero e que assim como não sabemos quem adotamos, não sabemos quem concebemos e que não devemos ter pena e  nem    adoração excessiva. São todos iguais em direitos e deveres.
Todos nós somos filhos de Deus, estamos todos adotivos de nossos pais na terra, e como todos somos adotivos, não temos o direito de discriminar quem é legalmente adotivo."

terça-feira, 7 de junho de 2011

O Centro Espírita Luz Esperança de Braço do Norte, está completando 20 Anos de Fundação e tem a honra de trazer no dia 02 DE JULHO, o Palestrante Espírita Dr.Ricardo di Bernardi.

Dr. Ricardo Gandra Di Bernardi é médico homeopata geral e pediatra. Natural de Florianópolis – SC, nascido a 11/11/1947, casado com a Sra. Helena S. Thiago Di Bernardi, tem 4 filhos e 2 netas.
Ingressou jovem no movimento espírita tendo sido presidente da Juventude Espírita de Florianópolis e também do MEUC ( Movimento Espírita Universitário).
Exerceu posteriormente diversas funções em âmbito federativo estadual, fundou o ICEF (Instituto de Cultura Espírita de Florianópolis) e a AME-SC (Assoc. Médico-Espírita de Santa Catarina).
Tem elaborado inúmeros workshops e participado como palestrante em encontros, jornadas e congressos espíritas.
Seus seminários mais solicitados são:
·    “Gestação, Reencarnação e Aborto”
·    “Estudo dos corpos espirituais na visão espírita”,
·    “Fisiologia da Reencarnação”,
·    “Drogas, ação nos Corpos Espirituais”,
·    “Sexualidade na Visão Espírita”.
Desenvolveu interessante pesquisa sobre fotos Kirlian com estudo da movimentação da aura pelo passe magnético.
Em 1993 lançou seu primeiro livro “Gestação sublime Intercâmbio” tendo alcançado expressivo sucesso tanto no Brasil como em Portugal, onde realizou palestras na Federação Espírita Portuguesa e mais oito cidades lusitanas.
Em 1995 lançou o 2º livro, “Reencarnação e Evolução das Espécies”. Suas duas primeiras obras já foram traduzidas na Espanha e publicadas pela editora Allan Kardec em Málaga circulando pela Europa e América latina.
Em 1997 trouxe a lume duas obras lançando-as concomitantemente: “Dos Faraós à Física Quântica” e “Reencarnação em Xeque” analisando as críticas e as dúvidas mais comuns sobre reencarnação.
Em 1999 publicou “Vôo Livre – Um estudo sobre reencarnação” onde analisa 204 temas e aspectos ligados ao tema.
Aqui estão algumas das capas dos Livros que o Dr.Ricardo vai autografar no dia da Palestra.

 



 

Recebemos no dia 30 de maio de 2011, o Palestrante Reinaldo Hoeppers de Criciúma.

 
Reinaldo e sua esposa Valuce abriram os trabalhos da noite com uma linda canção harmonizadora...
Reinaldo abordou o tema "As Bem Aventuranças de Jesus Cristo"
Iniciou a exposição lendo  a carta escrita por Públius Lentulus, senador romano, governador da Judéia, e predecessor de Pôncio Pilatos, endereçada ao imperador romano Tibério César. Nela, Lentulus descreve Jesus, a pedido do imperador que desejava saber de quem se tratava essa pessoa. Em  um dos trechos ele descreve Jesus:
“É um homem de justa estatura e é muito belo no aspecto. Há tanta majestade em seu rosto, que aqueles que o vêem são forçados a amá-lo ou teme-lo. Tem os cabelos da cor da amêndoa bem madura; são distendidos até as orelhas, e das orelhas até as espáduas, são da cor da terra, porém mais reluzentes. Tem no meio da fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso pelos nazarenos. O seu rosto é cheio, o aspecto muito sereno. Nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face, de uma cor moderada. O nariz e a boca são irrepreensíveis. A barba é espessa, mas semelhante aos cabelos, não muito longa, separada pelo meio. Seu olhar é muito afetuoso e grave; tem os olhos expressivos e claros. O que surpreende é que resplandecem no seu rosto como os raios de sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplende, apavora, e quando ameniza, faz chorar".

Logo em seguida levou ao público reflexões sobre as seguintes "Bem Aventuranças":
-Bem Aventurados os Aflitos...
-Bem Aventurados os Pobres de Espírito...
-Bem Aventurados os que têm Puro o Coração...
-Bem Aventurados os que são ´Dóceis e Pacíficos...
-Bem Aventurados os que são Misericordiosos...

Finalizou os trabalhos com mais uma Linda Canção!!!